A Glossofobia, como é conhecido o medo de falar em público, é um mal que afeta milhões de pessoas por todo o mundo, sendo considerado o maior medo da sociedade, superando inclusive o medo da morte.
Em 2015, foi realizada uma pesquisa no Reino Unido, onde foram entrevistadas 3 mil pessoas e se constatou que 41% dos entrevistados possuíam medo de falar em público.
Para os profissionais do direito, esse medo pode significar o fracasso total na carreira, uma vez que em diversas ocasiões será necessária a exposição de ideias e argumentos de forma oral, o que necessariamente será realizada na frente de outras pessoas, como juízes, jurados, clientes, e outros.
A boa notícia é que esse problema pode ser resolvido, utilizando técnicas simples que podem ser aplicadas de dentro da sua casa.
Em nosso artigo de hoje darei 4 dicas para ajudar você a perder o medo de falar em público, as dicas serão organizadas em ordem de evolução, então vamos lá?
1. Treino difícil, jogo fácil
Uma das principais causas do nervosismo na hora de falar em público é a falta de conhecimento sobre o tema que será exposto, o que causa insegurança e consequentemente o famoso "branco", por isso, é de extrema importância que se estude o tema a fundo, organize suas ideias e pratique o seu discurso ou fala antes da sua apresentação.
Uma técnica simples e eficaz é treinar o seu discurso olhando para o espelho, com isso você consegue observar como você se comporta enquanto fala, o que ajuda você a se acostumar com sua imagem e com o ato de falar para outra pessoa (mesmo que nesse primeiro momento a outra pessoa seja você).
2. Comece pequeno, mas sonhe grande
Se quer perder o medo de falar em público e se tornar um bom orador, você precisa começar pequeno, ou seja, precisa ter pequenos desafios para se preparar para os maiores.
É normal que no início se tenha um desânimo, pois diariamente vemos diversos oradores falando na TV, internet e em outras plataformas, com isso pensamos logo que nunca atingiremos aquele nível, que aquilo é um dom e que não nascemos para isso, porém se engana quem pensa que a oratória é um dom.
Assim como todas as habilidades humanas, a oratória é totalmente treinável, podendo qualquer pessoa com disposição e determinação alcançar níveis até então inimagináveis.
Para iniciar sua jornada você precisa começar pequeno, mas sonhando grande, ou seja, se você deseja fazer grandes discursos ou apresentações, falando para um grande público, primeiramente você precisa praticar com um público menor, como por exemplo familiares, amigos e colegas de sala.
Para quem tem medo de falar em público pode parecer idiotice falar que para perder o medo você precisa fazer exatamente o que te trava, mas é realmente isso que é necessário, por isso é importante que se inicie de uma forma menos agressiva, mais próximo da sua zona de conforto.
Para começar você precisa se apresentar para um público que você tenha intimidade, pessoas que você conheça e não tenha nenhuma vergonha, como por exemplo familiares e amigos.
Com o tempo você se sentirá mais seguro e poderá começar se apresentar para pessoas desconhecidas sem grandes dificuldades, então lembre-se, tudo é treino, basta ter foco.
3. Acalme sua mente
Antes de falar em público é normal que o orador sinta uma ansiedade, porém, para as pessoas que tem medo de falar em público essa ansiedade toma conta de toda a mente causando crises de pânico, o que prejudica a fala, a memória e por consequência, toda a apresentação.
Por essa razão é de extrema importância que antes de uma apresentação você acalme a sua mente.
Para isso é interessante que se utilize exercícios de relaxamento, como por exemplo meditação e técnicas de respiração. Isso ajudará a reduzir a ansiedade e trará mais foco para sua mente.
Obs.: Muitos oradores de sucesso desenvolveram métodos para aliviar a tensão antes de suas apresentações, como por exemplo ouvir uma música favorita, praticar esportes, entre outros, então tente encontrar aquilo que te traz a maior sensação de paz e relaxamento e faça algumas horas ou instantes antes de sua apresentação.
4. Como fugir do medo de ser julgado
Muitas pessoas travam na hora de falar em público pois têm medo do que as outras pessoas irão falar sobre elas, medo de parecerem ridículas, medo de não estarem a altura do seu público.
Esse medo é apenas uma auto sabotagem da sua mente, para tentar tirar você de uma situação de desconforto, porém você precisa ter em mente que quase todas as pessoas ali na sua frente também possuem medo de falar em público e queriam ter sua coragem.
Vamos pensar, já reparou que sempre que um orador, professor, ou apresentador direciona uma pergunta para a plateia, a grande maioria das pessoas se escondem ou viram o rosto para outro lugar para não serem elas as escolhidas para responder?
Se quase todas as pessoas que te assistem ou te escutam possuem os mesmos medos que você, quem está avançando? você que está buscando melhorar cada vez mais, ou aquela pessoa que não faz nada para eliminar seus medos? você é claro, então não tenha medo de julgamentos, eles nada mais são do que o desejo reprimido das pessoas de estarem na sua posição e não conseguirem pois estão estagnadas.
Fonte: JusBrasil
0 Comentários